Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

Vontade de crescer



O aperfeiçoamento pessoal é uma das grandes motivações dos nossos dias. Quando se consideram as crescentes exigências do mercado de trabalho, então, torna-se quase obrigatório se esforçar para ser uma pessoa mais produtiva, mais capaz. Ler bons livros, fazer algum curso, aprender uma nova palavra em inglês – tudo vale a pena se a vontade de ser uma pessoa melhor não é pequena.
Mas, o que é ser uma pessoa melhor?
Naturalmente, o tempo está sempre passando. Enquanto isso, as pessoas mudam sem que possam evitar a própria mudança. Nós não somos agora quem seremos daqui a um ano. É como se todos estivéssemos sendo levados por um rio e, sem percebermos, já nos encontramos em outro lugar. Conscientes disso ou não, borbulha dentro de nós uma vontade de evoluir, de crescer; só não sabemos como. Nessa busca, acabamos nos convencendo de que “ter mais” é igual a ser uma pessoa melhor.
Funciona assim: se eu fiz um curso de computação no último mês, concluo que sou melhor do que era antes do curso, visto que agora tenho mais conhecimento. Se o meu salário aumentou na última semana, logo sou uma pessoa melhor agora, porque tenho mais dinheiro. Está dando para perceber por esses exemplos? “Ter mais” conhecimento, mais dinheiro, mais status social... Parece ser esse o caminho. Contudo, às vezes penso que o caminho, mesmo, é compartilhar o que se tem.
A ideia é a seguinte: quando temos mais, apenas temos mais. Porém, quando compartilhamos o que temos, aí é que somos pessoas melhores. A prova de que me tornei uma pessoa melhor é que me tornei melhor para o próximo.

Talvez você não tenha tanto dinheiro agora quanto sonhou que teria ao fazer seus cálculos doze meses atrás. Talvez você não tenha tido tempo de fazer nenhum curso no último ano; ou, quem sabe, não tenha lido tantos livros quantos pretendia. Entretanto, se decidiu compartilhar com alguém o que já tinha (conhecimento, tempo, carinho, até mesmo money), então você realmente cresceu. Quem compartilha se arrisca a ter menos para ser mais. Mas, será que vale a pena? Repito: tudo vale a pena se a vontade de ser uma pessoa melhor não é pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário